quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Presença do Movimento na Apresentação dos Mandatários da Juventude


O Movimento “O Futuro É Jovem” e a Juventude Socialista associaram-se à apresentação dos mandatários da juventude para a campanha do Dr. Miguel Ginestal na passada terça-feira à noite, dia 8 de Setembro, na esplanada do café “Estado D’alma” em pleno centro histórico.
Esta apresentação, em formato de conferência e sessão de esclarecimentos/debate, teve início com a intervenção de José Pedro Gomes pela JS, onde foi manifestado o apoio à candidatura do Dr. Ginestal e a defesa de algumas medidas emblemáticas da JS para esta cidade, tanto em relação às oportunidades de emprego na cidade como a necessidade de uma maior oferta curricular em Viseu no que toca ao Ensino Superior.


Seguiu-se a intervenção do Movimento “O Futuro É Jovem”, através do seu porta-voz Guilherme Santos, onde ficou demonstrado o agrado em relação aos mandatários escolhidos. Nesta intervenção ficou também o apelo à participação dos mais jovens na vida política do seu município nomeadamente em relação aos debates de ideias e à necessidade de uma mobilização massiva dos jovens, para assim se fazerem ouvir junto do poder político.


Os mandários escolhidos pelo Movimento "O Futuro É Jovem", Juventude Socialista e Dr. Miguel Ginestal foram Sara Calhau e Manuel Mirandez. Chegada a hora do discurso de apresentação dos mandatários, estes foram categóricos nas ideias que defendem para a cidade, não esquecendo contundo a oportunidade que lhes foi concedida pelo Dr. Ginestal para serem as caras da juventude interventiva desta cidade.


Sara Calhau, na qualidade de mandatária da juventude, estudante do Ensino Superior em Coimbra, revelou-se preocupada com a falta de oferta de emprego qualificado na cidade de Viseu o que não assegura um futuro promissor para os jovens que pretendem regressar à sua cidade.


Por sua vez, Manuel Mirandez, candidato ao Ensino Superior, fez um apelo aos jovens para a importância da sua participação no acto eleitoral do dia 11 de Outubro, dia em que será dada aos jovens a oportunidade de mudarem o rumo da cidade de Viseu.


Depois da apresentação seguiu-se um debate de ideias onde os cerca de 50 jovens presentes puderam abordar questões como a mobilidade e acessibilidades na cidade de Viseu, situação do centro histórico e onde se discutiu também em que moldes deverá ser criado um novo pólo universitário na cidade. O Dr. Miguel Ginestal ouviu os jovens e respondeu às suas questões, acrescentando também que poder-se-ia ter feito muito mais no município no que concerne a políticas de juventude caso tivesse havido uma melhor gestão dos recursos monetários por parte da autarquia.

No final, foi divulgado o blog movimentofuturojovem.blogspot.com como ferramenta para apresentação de críticas, sugestões e ideias novas por parte de jovens da cidade.

1 comentário:

  1. Como jovem residente da cidade de Viseu, são vários os entraves que encontro no meu futuro, desde o facto de não me ser possível frequentar o curso que quero na minha cidade até à dificuldade que irei encontrar posteriormente se quiser voltar para trabalhar.
    Viseu é uma cidade que tem muito mais para dar, não nos podemos conformar. Por isso, dou-vos os meus parabéns pela iniciativa, pela luta por um futuro melhor para a nossa cidade.

    ResponderEliminar