quinta-feira, 30 de julho de 2009

Apresentação do Movimento "O Futuro é Jovem"


Apresentação do Movimento "O Futuro é Jovem", no Fórum Viseu e manifestação do nosso apoio à candidatura do Dr. Miguel Ginestal à C.M.Viseu




quarta-feira, 29 de julho de 2009

O Futuro é Jovem


Este movimento surge da necessidade de dar voz aos jovens da cidade de Viseu, todos nós, que temos o direito de intervir directamente na dinâmica do nosso município.

Pretendemos alertar, discutir propostas e medidas com impacto no nosso modo de vida a todos os níveis e a todos os prazos.

Somos a força, a vontade e o talento de todos os jovens viseenses, com responsabilidade cívica e que não se calam nem aceitam a estagnação e a apatia.

Importa dizer, antes de mais, que não nos encontramos vinculados a nenhum partido político. E isto é um ponto muito importante.

Trata-se de um Movimento independente, formado por jovens independentes que até poderão ter ou não diferentes convicções políticas.

Mas não é a política o nosso objectivo.

O nosso objectivo é e sempre será o bem-estar dos jovens viseenses.

É claro que para isto precisamos de apoios e aí, desde o início, a Juventude Socialista tem sido incansável. Possuem uma logística e uma experiência que nós não temos, sendo portanto uma ajuda preciosa.

O Movimento “O Futuro é Jovem”e a JS debateram propostas para a cidade de Viseu e verificámos que muitas delas coincidiam e se complementavam.

Conseguimos com isto concluir que a liderança de que nós precisamos para ter mais força na C.M.V. é a de Miguel Ginestal.

Discutimos as nossas propostas na 1ª pessoa e fomos totalmente apoiados.

É importante frisar bem o seguinte ponto: numa eleição autárquica não apoiamos um Partido, apoiamos um Projecto!

É este projecto que merece o apoio dos jovens de Viseu porque partilha prioridades connosco.

O Movimento defende certas medidas que com certeza a maior parte dos jovens viseenses concordarão, sabendo que há muito a melhorar na nossa bela cidade.

Dada a nossa independência, reconhecemos os aspectos positivos que a nossa cidade apresenta, mas também é óbvio que, se em 20 anos de mandato, assuntos como a Universidade Pública e a Linha Ferroviária não são discutidos e analisados no sentido de os promover efectivamente, damos por encerrado o período de tolerância.
Vamos mostrar que foram 20 anos de espera até surgir esta juventude interventiva, capaz de se fazer ouvir.

Defendemos e apoiamos medidas, tais como:

- Incentivos ao primeiro emprego, reunindo condições para a fixação de empresas e abrir concursos públicos para os projectos da Câmara;

- A redução de impostos municipais para os jovens que pretendem construir as suas casas na periferia da cidade;

- Menos burocracia na Câmara Municipal, o que vai permitir que esta seja acessível a todos, contrariando os vícios que se criaram ao fim de 20 anos, e que permita uma aprovação de projectos mais eficaz, já que nem o PDM (Plano Director Municipal) está definido, instrumento que é fundamental para o ordenamento do território municipal e para o desenvolvimento económico e sociocultural de um Concelho;

- Ressurgimento e efectivação do Conselho Municipal da Juventude, constituído por Movimentos como o nosso, Juventudes Partidárias, Associações de Estudantes e restantes Associações Jovens, com a presença da CMV para assim manifestarmos as nossas ideias de forma mais eficaz;

- Intervenção da CMV na organização de eventos ligados à disciplina de Formação Cívica nas escolas incentivando a participação dos jovens na vida política do município;

- Apoiar projectos dos estudantes no âmbito da disciplina de “Área de Projecto” que visem o benefício municipal;

- Incentivar a formação de empresas saídas directamente dos Politécnicos bem como a criação de uma Universidade Empresarial;

- Reconhecer os seus jovens pelo mérito escolar e cultural, sob o slogan “Premiar para Motivar”;

- Apoiar as diferentes modalidades desportivas (questão do pavilhão municipal);

- Estudar a possível requalificação de edifícios públicos de grandes dimensões no sentido de analisar o seu potencial energético, para que produzam parte da energia que consomem;

- Acabar com o desperdício de água nos sistemas de rega da cidade que encharcam as estradas e provocam acidentes, o que poderá passar pelo aproveitamento da pluviosidade;

- Promover de forma contínua a adaptação das ruas e passadeiras da cidade a pessoas de mobilidade reduzida, e não à pressa, quando se aproximam as eleições;

- Transportes públicos insuficientes, linha de autocarros tem horários pouco regulares, só faz sentido investir num outro tipo de transporte se for capaz de tirar os carros do centro da cidade;

- Mais segurança nos locais de vida nocturna, nomeadamente no Centro Histórico, o que exige repensar as funções e a localização da Polícia Municipal;

- Apoiar a recuperação dos edifícios do Centro Histórico, e incentivar a sua ocupação, através da redução de impostos municipais;

- Criar um Posto de Turismo no Centro Histórico;

- Apoiar iniciativas que visem o convívio entre os jovens de diferentes origens/culturas residentes em Viseu, como por exemplo, Festivais Culturais.

- Dar vida aos grandes recintos da cidade de Viseu, Mercado 2 de Maio, recinto da Feira;

- Apoiamos também com muita energia o reanimar do debate em relação à Universidade Pública e à Linha Ferroviária, nesta capital de distrito.

Estamos todos juntos para discutir estas e outras propostas que achemos pertinentes.
A uma só voz vamos levar os nossos projectos avante!

Este ano há muitos jovens que votam pela 1ª vez, e mesmo quem não o possa fazer, está convidado a participar, colaborar e enriquecer este Movimento que é composto por todos nós, jovens viseenses.

Porque nós queremos continuar a estudar e a trabalhar, sempre com a intenção de regressar à cidade que amamos.

Vamos mostrar a Viseu (e porque não ao País?), que os jovens são activos e não são alheios ao seu próprio futuro.

Não nos conformamos com o “deixar andar”.

Como consideramos que o nosso contributo é importante, só faz sentido apoiar quem nos apoia e reconhece a mais valia dos jovens desta cidade.

Vamos tornar este movimento uma causa comum a todos os jovens, o nosso pretexto para o convívio e o nosso tema de conversa.

É importante debater estas medidas que aqui foram apresentadas e outras que surgirão, reflectir sobre elas e analisar de que maneira a cidade vai sofrer caso não sejam implementadas urgentemente.

Para assegurar o nosso futuro e o futuro da cidade, e porque o futuro é jovem, achamos por bem que a primeira acção deste Movimento seja o apoio do Dr. Miguel Ginestal à CMV.

Seguir-se-ão muitas mais, mas para que seja possível realizá-las na sua máxima força, é imperioso que estejamos representados ao mais alto nível. Essa representação foi-nos garantida e, desde já apoiamos esta candidatura do Dr. Miguel Ginestal.

Convidamos todos os jovens a integrar este Movimento em força e a participar em todos os eventos que em conjunto vamos realizar.

Cabe-nos a nós mostrar a nossa força.

O Futuro é Jovem.